SALVE DO DIA - Vanessa Van Dyke

Nosso SALVE de hoje não poderia ser diferente, vai para a linda Vanessa Van Dyke.
Essa mocinha de 12 anos teve que fazer uma importante escolha na escola onde estuda: ou alisava, cortava seus cabelos ou seria “convidada” a deixar a escola (sim, gente, expulsão). Ela se recusou a mudá-lo (o que me leva a deixar um grande Salve também aos pais dela, que a encorajaram a manter seus crespos com orgulho e amor).
“Houve pessoas que a provocaram por seu cabelo, e me parece que estão culpando-a por isso”, disse Sabrina, mãe da menina. “Vou lutar pela minha filha. Se ela quer usar o cabelo assim, ela vai mantê-lo assim. Há pessoas que podem pensar que usar o cabelo natural não é apropriado. Mas ela é bonita assim.”
Isso me entristece tanto que vou ser muito breve na reflexão do quão absurdo é essa situação. O cabelo da Vanessa é glorioso, sorte dela e sorte nossa também por tê-la como resistente. Vi alguns comentários em um site onde essa matéria estava noticiada em que algumas pessoas defendiam a posição da escola onde há normas que afirmam que “Os cabelos devem estar na cor natural e não devem ser uma distração”, porém o que está em questão não é um corte diferente e muito menos uma coloração inusitada, estão discutindo o cabelo NATURAL de Vanessa, é quem ela é!!!
Como uma educação pode ser baseada na exclusão, como se o problema fosse de quem é oprimido por ser diferente e não de quem é opressor e pratica bullying com todos os que não se encaixam em seu mundinho restrito e primitivo?
A conceituada revista americana EBONY lançou hoje a campanha #HappyAfroDay que seria um dia de celebração ao cabelo black e livre, em homenagem a Vanessa Van Dyke, internautas estão enviando fotos de seus cabelos mais lindos com essa hashtag… E aí? Vamos aderir? Por ela, daqui a pouco envio minha foto no instagram.

“Vanessa, you rock! Your attitude rocks, your parents rock and your hair ROCKS! Thank you for being an inspiration to other young people who may be struggling to have the confidence to be free, fly and Afro-fresh!”

Você pode gostar destes

1 Comentário

Reblogged this on Princesas de Sabá.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *