Olá povo,
Hoje o vídeo vem falar sobre alguns estereótipos mais comuns e que prejudicam todas as nossas ações.
Porque além de enfrentar o machismo, o racismo e toda invisibilização que nos é imposta, precisam enfrentar todos os dias as marcas e consequências, a que esses estereótipos nos expõe. Não raramente nos sentimos na necessidade de agir de uma forma que não nos é natural por receio de cair em qualquer um desses estereótipos.
MULHERES NEGRAS NÃO SÃO MAIS FORTES QUE NENHUMA OUTRA MULHER – e esse é o estereótipo que mais mata as nossas irmãs e nos coloca todos os dias em situações de risco e solidão. No video conversamos mais sobre isso, inclusive falando sobre James Marion Sims, pai da ginecologia que TORTUROU mulheres negras em seus estudos e experimentos.
1- A Nega Maluca/ Mulata Assanhada/ Morena Fogosa/ Mulata Exportação
Ela é quente, sexy, extrovertida, rebolativa, sorridente, e está sempre disposta ao sexo. Esse estereótipos ainda hoje, muitas vezes justifica abuso sexual e afetivo que mulheres negras sofrem a todo tempo.
2- A Empregada Negra/ Amiga Negra/ Babá Negra
Pode ser gorda, velha, ter a pele bem escura – mas não necessariamente. Muito gentil, solicita, amiga caridosa, inteligente, e com vários amigos brancos. é tratada como “a negra de alma branca” ou a “preta com bom senso” por nunca abordar questões raciais (e recebe benefícios por isso).
3- A Preta Metida e Barraqueira
Ela fala alto, é nervosa, irritada, agressiva, mal humorada, etc. A idéia que se transmite é a de que essa mulher é incapaz de amar e de gestos de carinho. – super silenciador e limitante.
A mídia tem um papel importante sobre como a sociedade nos lê. Por isso é fundamental que se discuta a qualidade de representatividade que nos é dada e verificar se esta reforça algum desses estereótipos que nos oprimem diariamente.
Espero que gostem.
Mil beijos